terça-feira, 8 de novembro de 2011

Estudantes Universitários: Os verdadeiros marginais


Desde o início de 2011, uma série de ocupações de reitorias aconteceram por todo o país. E por todo o país mesmo.
Uma pauta recorrente nas reivindicações estudantis é um coisa chamada DEMOCRACIA. Mas quem é que sabe o que é isso em sua totalidade?


Democracia (do grego demos, “povo”, e kratos, “autoridade”).
Segundo o dicionário Aurélio: ”1- Governo do povo; soberania popular; democratismo. 2-Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder.”

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE UMA DEMOCRACIA
- liberdade individual
- igualdade perante a lei sem distinção de sexo, raça ou credo
- direito ao voto
- educação
- direito ao livre exercício de qualquer trabalho ou profissão



Assim como na UFPel, na USP também não é a comunidade acadêmica quem escolhe seu reitor.


Cesar Borges foi reeleito por uma corja que é contra o voto o universal e que hoje vem com chapa pra voltar a ter o DCE que tiveram naquela época: pelego e que representa apenas os interesses da reitoria. Enquanto muitos estudantes servidores estavam do lado de fora, gritando por seu direito ao voto, os pelegos que na época eram a 'representação' dos estudantes da UFPel  - e que agora tentam reconquistar o DCE com apoio e financiamento de deputado(s) - entraram e venderam o direito dos estudantes. Resultado: Cesar Borges reeleito, e em seguida condenado a devolver grana, improbabilidade administrativa... e outras condenações. E a polícia foi atrás dele? Não. Tá lá, na reitoria ainda.






Quanto ao João Roda, Rei-tor da USP, quem escolheu foi o Geraldo Alkimim. (Preciso dizer algo sobre essa escolha democrática feita pelo governador que diz que os manifestantes precisam de aulas de democracia? Certo que ele gostaria de ser o professor de democracia.)


Preciso continuar falando de democracia? 


Na Grécia Antiga, onde a democracia nasceu como 'direta', o povo discutia, decidia e se governava. Com o aumento da população, surgiu a democracia representativa, também chamado por Aristóteles por 'politeia', ou República.


Conseguem situar a 'democracia' que vivemos hoje? Conseguem situar alguma democracia hoje?


Eu me dispus a falar sobre os acontecimentos na USP sob os olhos de uma estudante de Filosofia, curso da área de Humanas, de uma Universidade Federal. Estudante que já ocupou reitoria, que já foi agredida por seguranças do reitor, que viu de perto todo o aparato policial mobilizado para lidar com estudantes, munidos de escopetas, granadas, cães e afins.


Sou carioca e pode me perguntar quantas vezes vi todo aquele aparato atrás de traficantes, políticos corruptos, sequestradores... E eu vou responder: nenhuma.






Toda mobilização policial contra movimentos sociais é sempre maior do que o que eu, particularmente, penso ser crime. E quando são estudantes mobilizados, o aparato dobra. 


E durante a ocupação a reitoria da USP, um dos comentários mais feitos pelos desinformados de plantão é que os manifestantes eram burgueses, que os pais bancam a revolução dos guris, que são apenas maconheiros e bêbados, são desocupados e, "típico das pessoas que estudam humanas e nunca terão um futuro na vida".


Primeiro: antes fossem só os burguesinhos, filhinhos de papai! Eu passaria a respeitá-los pela luta. E mais que isso, observem quanta compaixão: "meu pai tem grana pra me tirar de qualquer enrascada, então, melhor que eu me foda, ao invés de um estudante pobre, que pode apoiar a gente de fora." (Mas não creio em compaixão.)


E ainda tem os estudantes que acabaram de entrar da facul ou que já estão e se cagam de serem expulsos ou punidos por se manifestarem contra a administração de sua IES.


Burguês pra mim são aqueles engravatados que clamavam pela presença DESPREPARADA ( muita atenção a isso) da PM no campus. Esses fedem! Estão na USP só pra ficarem ricos! Jamais farão poesia, como dizia Cazuza.


E mais! Ao menos alguém está fazendo algo pela sociedade! Alguém está reclamando e reivindicando às pessoas e órgãos corretos!


Quanto a maconha, vocês realmente acham que tudo isso que a polícia fazendo é por causa de maconha? Que os 3 mil estudantes que optaram por greve estão apenas querendo fumar?


Se essa atitude da polícia fosse por causa de drogas, eles invadiriam a casa de traficantes, bocas... Mas não. Usam contra estudantes sitiados um contingente bem maior que para presos rebelados. Já parou pra pensar o motivo? Por que os estudantes da FFLCH são tão perigosos? Porque nós temos livros, nós questionamos, nós pensamos e não aceitamos sem justificativas plausíveis e sem pensar em alternativas viáveis.


Sim, nós temos livros e flores! Somos da FFLCH! Somos das Ciências Humanas!




Não aceitamos imposições. Somos pensadores. Escolhemos isso. Escolhemos estimular a sociedade ao pensamento.


Já disse que não sou contra políticas de segurança nos campus universitários, mas sou contra esta polícia que é despreparada até pra lidar com os verdadeiros marginais. A polícia universitária precisa ser preparada pra trabalhar na universidade, com universitários também.


Autuados por formação de quadrilha?? Como alguém pode ler isso e tomar partido da extrema direita paulistana liderada por Serra, Alckmin e Kassab??? Gente que manda polícia bater em estudantes, em artistas de rua... Até arte nas ruas esses caras proibiram.


Sinceramente, eu não entendo... As pessoas dizendo que o movimento contra o Rodas começou essa semana, quando na verdade, já se arrasta muito tempo, especialmente entre aqueles que, alguns afirmaram que, estudam Filosofia, Letras e Ciências Humanas 'por falta do que fazer e pra fumar maconha'. Esses mesmos que usam a opressão contra os estudantes neste momento, são os mesmo que nos chamaram de inúteis, por não escolhemos carreiras que vão nos recompensar e recompensar a sociedade financeiramente.




Continuamos na luta! E até que consigam aprisionar o pensamento, continuaremos incomodando.

Nenhum comentário: