sexta-feira, 2 de março de 2012

Ágora não é pinico!

Vocês sabem o que é uma Ágora?






Ágora: Praça destinada ao exercício da Democracia.


Ágora era a praça principal na constituição da pólis, a cidade grega da Antiguidade clássica
Normalmente era um espaço livre de edificações, onde as pessoas costumavam ir configuradas pela presença de mercados e feiras livres em seus limites, assim como por edifícios de caráter público. Enquanto elemento de constituição do espaço urbano, a ágora manifesta-se como a expressão máxima da esfera pública na urbanística grega, sendo o espaço público por excelência. É nela que o cidadão grego convive com o outro para comprar coisas nas feiras, onde ocorrem as discussões políticas e os tribunais populares: é, portanto, o espaço da cidadania. Por este motivo, a ágora (assim como o pnyx, o espaço de realização das eclesias) era considerada um símbolo da democracia direta, e, em especial, da democracia ateniense, na qual todos os cidadãos tinham igual voz e direito a voto
A de Atenas, por este motivo, também é a mais conhecida de todas as ágoras nas pólis da antiguidade. Nas ágoras estavam presentes em maioria os aqueus, que se destacavam pela habilidade comercial e de mercado.
As assembleias aconteciam na Ágora, onde o povo podia decidir sobre temas ligados a justiça, obras públicas, leis, cultura, comércio e afins através do voto. 
Era espaço público para debates.
Foram em ágoras que os grandes pensadores da Antiguidade expunham seus pensamentos, promoviam grandes debates... 
Muitos dos principais diálogos de Sócrates, registrados por Platão, aconteceram na ágora grega.
Ou seja, ali nasceu e se fundamentou a Democracia, a Política, a Filosofia e tantas coisas mais.


Mas hoje, aconteceu o seguinte fato da foto:




Tony Seichi é figura conhecida de quem acompanhou este blog durante as eleições para DCE da UFPel em 2011.
E não, ele não é uma pessoa burra. Está longe de ser ignorante. Esse comentário dele não é fruto da falta de conhecimento a respeito de o que é uma ágora.
Ele é estudante de agronomia, membro do DANV (Diretório Acadêmico Nunes Vieira - Agronomia UFPel), já foi gestão do DCE UFPel em 2010, concorreu e teve sua chapa derrotada nas eleições para gestão do DCE 2011 e 2012, militante de partido político (PSB), com discurso bem mastigado na ponta da língua...
Não dá pra crer que um cara desses realmente pense que o lugar onde nasceu e se fundamentou uma área que ele adora atuar - de forma duvidosa até que ele prove o contrário com ações -, a Política, tenha sido "um grande pinico."


As Câmaras Legislativas atuais foram criadas tendo a Ágora grega como inspiração. O que muitos políticos a transformaram, realmente pode até parecer um pinico. E talvez por gostar de atuar aí, onde ele chama de 'pinico', que ele identifique com aquilo que depositamos dentro do pinico e que lhe dá serventia.
Por conta de pessoas que pensam assim, que a Política vira bosta! 
Porque a gente coloca os merdas que pensam assim, dentro do lugar que foi chamado de pinico. E se um cara desses se envolve com política, tendo o lugar onde se deve representar o povo como um grande depósito de bosta, certamente é porque ele não cheira bem...


Sei que existem 'pré-conceitos' entre o pessoal das Humanas, da Agronomia e de outras áreas. Mas enquanto a gente continua alimentando isso e desrespeitando o curso, a história do curso, a história da humanidade... Nada vai mudar.
E fica muito mais feio quando alguém que quer representar estudantes faz questão de menosprezar o curso destes estudantes.
Quer fazer piadinha com a gente? Faça entre os teus. Se não, aguente o tranco.
Aprenda que quem quer representar um grupo tem que antes, aprender a respeitar esse grupo.






Estudante: ainda não tem como ou onde morar em Pelotas?

Galera,
Seguinte:


Quem ainda não se arranjou aqui em Pelotas por não ter condições de se manter na cidade sem as bolsas e está aguardando por elas, tá aí a confirmação da Casa de Passagem da UFPel pra acolher os casos emergenciais:


"Em reunião com a Pró-reitoria de assuntos estudantis. Ficou definitivamente dito que haverá casa de passagem para os alunos vindos de fora.
O método será: os alunos que chegarem hoje, devem se dirigir para a Casa do Estudante situada na Rua Andrade Neves n° 1290 a qualquer horário.
O mesmo acontecerá nos finais de semana, entretanto haverá plantões explicativos com os funcionários da PRAE no sábado e domingo das 10h – 12h e das 16h – 18h. Mas todo alunos que chegar antes ou depois desses horários citados, deverão ir para a Casa do Estudante e de lá encaminhado para o alojamento de acordo com cronograma da PRAE. 
Qualquer dúvida favor entrar em contato com o DCE pelo fone            (53) 3227-6560      , email: dceufpel2011@gmail.com ou fone da PRAE            (53) 3921-1213       ate as 14h de hoje. A partir de segunda a Universidade volta para o seu horário normal."
http://www.dceufpel.org/

http://www.dceufpel.org/2011/08/nova-casa-de-passagem-da-ufpel/



Aqueles que ainda não têm onde morar por não terem encontrado casa, gente pra dividir, ou ainda precisa negociar com imobiliárias, sugiro que procurem o DCE UFPel. Lá a galera vai orientar vocês quanto a isso tudo e, se precisar, o DCE dá um teto temporário até arrumarem isso, ou, se ainda houverem vagas temporárias na Casa de Passagem, os estudantes serão encaminhados para lá. 
É só entrar em contato com o DCE. Eles foram reeleitos pra nos representar e estão fazendo isso.


(Sim! Puxo o saco da gurizada! Mas também puxo a orelha quando merecem! Só eles sabem o quanto puxo! kkkk)


Bem vindos à Pelotas!!