sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Recepção dos Bixos e outras informações


O Diretório Central de Estudantes – DCE , gestão Todas as Cores, entidade representativa d@s estudantes da UFPel, em 2012 (como em 2011)  novamente garantiu recepção aos novos ingressantes da Universidade nas chamadas orais que ocorreram na semana passada no campus AABB.  Esta modalidade de ingresso garantiu o preenchimento de 50 % das vagas disponibilizadas pela Instituição.
Entre os dias 14 e 17 de fevereiro,  o DCE distribuiu o Guia do Estudante aos (as) nov@s bixos e bixetes, houve a distribuição da 2ª edição do Jornal do DCE e também fizemos a venda das canequinhas sustentáveis para serem usadas em substituição aos copos plásticos do RU! Desta venda, tiramos o valor para as impressões dos Guias!
Encaminhamos muitos estudantes à Pró-reitoria de Assistência Estudantil para garantia de vaga na Casa de Passagem, bem como, para informações sobre os benefícios de alimentação, transporte, moradia e creche! O edital para preenchimento das vagas já disponível no site da UFPel (http://wp.ufpel.edu.br/prae ). O DCE também foi à procura de maiores informações sobre o Benefício Pré-Escola e obtivemos a informação de que o auxílio continua da mesma forma do ano passado: toda criança com menos de 6 anos, filh@ de mãe ou pai estudante tem direito a 30% (trinta por cento) do Salário Mínimo Nacional, ou seja, o valor líquido de R$ 186, 60.  No entanto, o DCE  vê de grande NECESSIDADE a construção e organização de uma Creche Pública com todo apoio multidisciplinar necessário ao bom cuidado da criança. É dever da Universidade garantir a permanência das jovens mães estudantes e é direito delas o acesso     igualitário à educação!  As pesquisas demonstram que 70% das jovens grávidas, de 15 a 25 anos, param de estudar. Por isso, continuamos no apoio às mulheres na luta pela Creche Pública, Gratuita e de Qualidade!
Um pouco antes das chamadas orais entramos em contato com a PRAE para garantir, novamente, o local para alojamento d@s estudantes e obtivemos a seguinte resposta:
“Já estamos providenciando junto ao DRA um espaço durante as matrículas
presenciais para que, em regime de plantão, nossas assistentes sociais
identificarem eventuais situações de necessidades e sanarem as mesmas.
Conforme o acerto entre a PRAE  e o DCE no semestre passado, o alojamento de
alunos oriundos de outras localidades quando os mesmos, efetivamente, não
possuem condições de se manterem na cidade é competência da nossa Pró-Reitoria
e todas as providências já estão sendo tomadas para atendermos aos alunos que
apresentem fragilidade socioeconômica.
Ressalto que alunos que efetivamente precisem de alojamento nesse período
que antecede a liberação do alojamento provisório não serão desamparados. 
Atenciosamente,
Vanessa da Silva de Almeida, Assessora da PRAE/UFPEL”
Todas as Cores, segue na luta, na rua, no dia-a-dia do estudantes e com o estudante! Logo disponibilizaremos cronograma de atendimento em nossa sede e a programação da CALOURADA 2012! A Coordenadoria de Cultura, junto a Coordenadoria de Combate às Opressões e Coordenadoria de Construção Política estão elaborando muitas atividades, oficinas, debates, trocas e, é claro, porque ninguém é de ferro, festas! Aguardem, até mais!
DCE UFPel
Gestão Todas as Cores

Assistência Estudantil UFPel 2012



Se liguem que já saiu edital pras bolsas oferecidas pela Pro-Reitoria de Assistência Estudantil da UFPel.

Modalidades:

a) Programa Auxílio Alimentação;
b) Programa Auxílio Transporte;
c) Programa Auxílio Pré-Escolar;
d) Programa Auxílio Instrumental Odontológico;
e) Programa Auxílio Moradia – 80 bolsas
f) Programa Moradia Estudantil (Casa do Estudante)
Vagas Femininas: 17
Vagas Masculinas: 12

Mais informações no link 

Fiquem ligados e boa sorte.
Qualquer dúvida, é só procurar a gente.



Bixos UFPel 2012

Então, como muitos já puderam perceber, este ano eu não pude dar muita atenção aos Bixos, mas ao que parece, o site da UFPel não teve os problemas do ano passado, que exigiu um esforço coletivo dos veteranos e de alguns bixos 2011 para reunir as informações em algum local onde todos pudessem ter acesso,
Funcionou.
Este ano não houve sobrecarga do sistema - até onde sei, mas me corrijam de eu estiver equivocada.
Bem, de toda forma, vou manter aqui meu email disponível pra tentar ajudar vocês com qualquer coisa que eu puder: landaciccone@gmail.com
Fui surpreendida este ano ao ver minha caixa de entrada novamente invadida pelos bixos e suas mães. E é sempre uma honra poder ajudar.
Outra coisa: fiquem sempre ligados no site de editais da UFPel: http://www.ufpel.edu.br/alunos/index.php?link=home

Aos que ainda estão no aguardo, segue o link com a lista dos últimos chamados da última chamada oral.


http://www.ufpel.edu.br/alunos/informacao/l_u_c_s.pdf

É isso. Vi que tinham muitos recados aqui no blog e tentarei ficar mais atenta.


Bem vindo à UFPel.